12.15.2008

Cristal

Meu nome é Cristal. Ta duvidando ? Meu nome é Cristal sim dona.
Minha mae me contou que ela dormiu com meu pai na praia numa noite de lua cheia e o céu tinha tanta estrela que parecia que era um monte que pedacinho de cristal quebrado. Depois disso eu nasci e ela me deu esse nome. Cristal. Eu num ligo nao, tem gente que acha bonito.

Ah, minha mae é a Belinha, aquela que vende tapioca la no seu Zé. Meu pai ? é o gringo, aquele alemao, dono da Pousada « Por do Sol ». Num gosto dele nao. Se aproveitou do meu nascimento pra ter a nacionalidade brasiliera. Depois num quis mas saber de minha mae nem de mim. Minha mae disse que so gostou dele nessa vida. Ficou muito triste quanu ele num quis casar cum ela. Ai ela casou com o Tonho. O Tonho é sugeito bao. O problema é que ele bebe muito e dorme o dia todo. Mas pelo meno ele gosta de minha mae, né ?
Trabalho sim dona, pesco com o Tiao . Sou o mais velho e tenho que ajudar minha mae a sustenta meus irmao pequeno. Ja disse, dona, o Tonho é gente boa, mas bebe feito um desgraçado, hahahahaha.
Num da pra ele trabalha mas nao.
Depois que chegou os turista aqui ,ficou tudo diferente. Tonho me disse que antes num tinha nem luz e nem agua e que era melhor porque era mas natural. Ele naquela época era pescador tambem, que nem Tiao. Nao, naquela época ele num bebia nao. Começou a beber quanu a irma dele morreu afogada la na cidade grande.
Eu pesco cum o Tiao.
Uma vez nos fomo pescar bem longe. Teve uma tempestade de pexte. Nunca vi tanto raio e tanto vento. O mar levantou as onda . Um raio partiu a canoa e nos ficamos boiando 3 dia dona. O pior foi o Marquinho e o Joao que morreram afogado. Foi horrivel ver eles morrendo assim. Tentamo salva mas num teve geito. So ficamo eu mais Tiao. Eu chorava como um bizerro. Tiao dizia pra aguentar, pra ser homi. E eu parei de chora. A gente fico os dois em cima de uma madera quebrada boiando. O sol era de racha e uma sede dona, a senhora num pode nem imagina. Até que no tercero dia eu abri os olho e vi que tava na praia, o vento trouxe a gente de volta. Eu pensei que tinha morrido e que tava no céu. As pessoa veio tudo em volta da gente. Minha mae me agarrou chorando. Fiquei uns dia no hospital, eu e mais Tiao. Eu tava com ensolaçao e desidrataçao. Mas graças a Deus, fiquei bao.Depois todo mundo olhava pra gente como se a gente fosse santo. As pessoa queria tocar na gente e tudo. Ficaram falanu que era milagre.
Minha mae foi cum minha tia, mas a mulhe do Tiao fazer novena e acenderam uma vela do meu tamanho pra agradece. Tive que ir junto. Os cara rindo, eu morrendo de vergonha, mas mae é mae, né?
Nunca fui na escola nao. Aprendi a ler , escreve e contar cum minha outra tia que mora la em Fortaleza. Ela ficou uns tempo aqui e me ensinou tudo. Depois parei.
Que nada, dona, sô inteligente nao. So sei ler, escreve e contar. Ah, mas pescar é uma coisa que nasce cum a gente. A gente ja nasce pescando dona.
O gringo alemao ? Uma vez ele veio fala comigo se eu num queria uns trocado pra limpa o peixe pra mulé rica que tava cum ele. A mule era gente boa, acho que ela nem sabia que eu era filho dele. Eu limpei o peixe e depois falei pra ele que num queria trocado nenhum nao. A mulé insistiu e eu tava mesmo precisado. Mas num quis.
Quando crescer mais ,quero ser que nem Tiao. Vo ter uma canoa so pra mim e inda vou da peixe pros pobre. Vou arranjar a casa de minha mae.
Casar ? So se for com aquela belezura da Ritinha. Eita menina bonita. Dona, num sei o que fazer pra ela gostar de mim. Ela fica la dando mole pros gringo so porque eles tem dinheiro. Mas ela faz isso porque ela num sabe pescar.
Um dia dona, vou ter uma canoa e vou tirar Ritinha do mau caminho. Se ela num quizer casar comigo pelo menos num vai precisar da mole pra gringo nenhum.
Gringo é bicho ruim, dona. A senhora é bonita. Toma cuidado cuns gringo!

Dona eu tenhu tanta raiva de gringu que eu queria arranca meus olho azul e botar olho preto nu lugar. Porque so isso que aquele bicho ruim deixou pra mim. E eu num queria nada dele, nem os olho.

Nenhum comentário: